Nossa História - Continuação

Cronologia - Continuação.

2011

Realiza o desfile de carnaval na Vila Madalena com o tema ARISTOCRATA CLUBE E OS QUILOMBOS DA PAULICÉIA.

Em 09/02/20011 nasce o projeto CAFEZAL PAULISTA – UM CAFÉ COM NHÔ JOÃO: encontros abertos para apresentação de sambas no Teatro da Vila.

Em agosto realiza o 1º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde, uma festa realizada para homenagear os antigos bailes que aconteciam nas periferias de São Paulo, como o Aristocrata Clube, Chic Show, Circuit Power, Zimbabwe, Black Mad, Baile do 220 e as gafieiras do Paulistano da Glória.

Lançado em outubro de 2011 o título VELHA GUARDA DA NENÊ DE VILA MATILDE da coleção MEMÓRIA DO SAMBA PAULISTA.

O projeto PRAÇA DO SAMBA é premiado pelo programa IAM da faculdade ANHEMBI-MORUMBI de jovens empreendedores.

Em novembro realiza o 2º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

No mesmo mês apresenta o show da CURIMBA – PASTORAS DO KOLOMBOLO no MUSEU DA CASA BRASILEIRA e na PINACOTECA DO ESTADO em eventos relacionados ao mês da consciência negra.

No dia 02 de dezembro, realiza o evento PAULICÉIA DESVAIRADA, com apresentações de RENATO DIAS, CURIMBA – PASTORAS DO KOLOMBOLO e TOINHO MELODIA, no Centro Cultural Rio Verde.

2012

Em 2012 o CORDÃO CARNAVALESCO KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA desfila com o tema TONIQUINHO BATUQUEIRO – O SOTAQUE DA BANTOLOGIA CAIPIRA NO PRIMEIRO DECANATO DO GALO RUBRO-NEGRO, em homenagem ao baluarte que participaria do cortejo, mas que faleceu em 23 de novembro de 2011.

Realiza no SESC Belenzinho 2 dias de oficina (de percussão e confecção de estandartes) e cortejo carnavalesco dentro da unidade como parte da programação de Carnaval.

Em 15/05, o grêmio comemora seu 10º aniversário.

Como parte das comemorações de 10 ANOS DO KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA, o Grêmio realiza em 18 de maio de 2012 show no SESC Pinheiros, com participações de Carlão do Peruche, Zé Maria e Hélio Rubi.

Lança no mês de outubro os títulos Ideval Anselmo e Tio Mário, como parte da coleção MEMÓRIA DO SAMBA PAULISTA.

No dia 04/08, realiza o 3º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Em 10/08 é publico no canal do YouTube da produtora Sereia Filmes os primeiros vídeos musicais da série “Kolombolo apresenta” trazendo o compositor e integrante da velha guarda da Unidos de Vila Maria, Toinho Melodia.

Em 12/10, participa do 1º Encontro Cultural Catimbó Lapeano, na Lapa, São Paulo/SP.

No dia 03/11, realiza o 4º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Em 15/12 participa, junto de outros blocos e cordões de carnaval de rua paulistanos, do 1º ato do Manifesto Carnavalista – movimento que defende o reconhecimento desta expressão popular e melhorias, como a oportunidade de dialogar com o poder público sobre sua organização, sem receio de sujeitar o grupo à repressão, proibição ou qualquer forma de impedimento na realização.

2013

Realiza a 1ª Praça do Samba do ano em 27/jan/13 (evento realizado todo último domingo do mês, exceto mês de carnaval e dezembro).

Em 02/02, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema CARLÃO DO PERUCHE – UM BALUARTE NAS TERRAS DO SÍTIO DO CAQUI, em homenagem ao fundador da escola de samba Unidos do Peruche e uma das maiores referências vivas do samba.

No dia 10/02, desfila com seu cordão carnavalesco na Baixada Santista, no Guarujá, a convite da cidade que teve o samba paulista como tema de carnaval.

Em 14/02 comemora o 200º encontro da Ala dos Compositores.

Em 16/02 apresenta-se no Centro Cultural Monte Azul, no Jardim Monte Azul, São Paulo/SP.

Em 02/03 inicia os encontros mensais para prática de samba de bumbo – manifestação cultural tradicional paulista – com percussão, dança e canto. Todo 1º Sábado do mês, na sede do Kolombolo.

Em 09/03 realiza o 1º desfile nas ruas da Barra Funda em homenagem ao Grupo Barra Funda, fundado por Dionísio Barbosa, e que desfilou pela primeira vez em 12/03/1914.

Em 24/03 apresenta-se na casa Fora do Eixo, localizada no Cambuci, São Paulo/SP.

No dia 07/04, vai ao ar o episódio Samba Paulista: do batuque à butacada, do programa Sala de Notícias, no Canal Futura, com participação do Kolombolo Diá Piratininga.

No dia 07/04 realiza o show de homenagem ao Grupo Barra Funda na Choperia do SESC Pompéia, apresentando sambas que têm a Barra Funda como sua temática, e sambas do Camisa Verde e Branco, com participações de Adriana Moreira e Airton Santa Maria.

Em 12/04 realiza o show “Kolombolo apresenta Mestres da Paulicéia”, no Centro Cultural Rio Verde, acompanhando os compositores e intérpretes Zé Maria e Antonio Carlos.

Dia 14/04 é realizada a primeira “Roda de conversa e samba paulista” no Círculo Palmarino, projeto criado pela parceria entre esta entidade e o Kolombolo Diá Piratininga, no Embu das Artes/SP. Os encontros são realizados mensalmente, sempre com um mestre convidado que conta um pouco sobre sua trajetória e responde às perguntas do público, intercaladas pela execução de músicas ao vivo.

No dia 20/04, o Kolombolo participa do programa O Samba Pede Passagem, na rádio Capital, com o renomado apresentador Moisés da Rocha, ao lado dos mestres Osvaldinho da Cuíca e Germano Mathias.

Realiza, 26/04, o show “Samba da Coroação”, com repertório autoral dos integrantes do Kolombolo e obras de grandes mestres do samba de São Paulo, todos na linha do samba rural paulista, na comedoria do SESC Belenzinho, e com as participações de Germano Mathias, Osvaldinho da Cuíca, Kiko Dinucci e Adriana Moreira.

No dia 11/05, realiza o 5º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Em 15/05, o grêmio comemora seu 11º aniversário.

Em 18/05, o Kolombolo participa de duas atividades da Virada Cultural, evento anual realizado pela prefeitura de São Paulo: desfila com o seu cordão carnavalesco dentro do cortejo das culturas populares, a partir do Vale do Anhangabaú, e apresenta-se no coreto do samba, no largo da Bolsa de Valores, com sua roda de samba e participação do mestre Toinho Melodia.

Em 25/05, realiza cortejo com seu cordão carnavalesco e roda de samba na Praça Aprendiz das Letras, como parte das comemorações de 3 anos do site Vila Mundo.

No dia 07/06, apresenta sua roda de samba no espaço da Ação Educativa, na Vila Buarque – São Paulo/SP.

Em 13/06, lança o primeiro episódio do PINGADO, programa de entrevistas realizado em parceria pelo Kolombolo Diá Piratininga e a produtora Sereia Filmes. A partir de então, são lançados, quinzenalmente, novos episódios, compostos de 3 blocos de cerca de 6 minutos e mais 2 blocos complementares (o “Momento Pingado” e uma intervenção artística), cada. Entre os entrevistados que já passaram pelo programa, estão Adriana Moreira, Theo Werneck e Sérgio Vaz.

Em 20/06 apresenta no SESC Santo André o show “Viola Urbana do Kolombolo”, onde Renato Dias, Laura Ghellere e Kiko Dinucci apresentaram sambas autorais com influência da música caipira e sambas rurais de nossos mestres.

Em 02/07, o Kolombolo leva sua discotecagem à festa do Festival Internacional de Teatro (FIT), do SESC São José do Rio Preto, apresentada por Renato Dias e Kiko Dinucci.

No dia 31/08, realiza o 6º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Em 03/10 é dado início aos encontros semanais MESTRES DA PAULICÉIA, realizado todas as quintasfeiras, das 20h às 22h, na sede do Kolombolo, aberto a todos, para tocar e conversar sobre os mestres do samba paulista e suas obras.

Em 12/10, participa do 2º Encontro Cultural Catimbó Lapeano, na Lapa, São Paulo/SP, fazendo samba de bumbo e roda de samba no encerramento do evento.

No dia 17/10 apresenta sua roda de samba paulista durante a Feijoada Palmarina, evento realizado pelo Círculo Palmarino, no Embu das Artes/SP.

Em 22/10, lança o samba-tema do carnaval 2014: “CENTENÁRIO DO GRUPO BARRA FUNDA – O GALO RUBRO NEGRO CELEBRA A SEMENTE DE DIONÍSIO BARBOSA”, autoria de Edson Fernando, Pedrão Neto e Renato Dias, integrantes da Ala dos Compositores do Kolombolo sorteados na Praça do Samba de julho/13.

No dia 05/11, começa a lançar no Youtube a série especial de vídeos do PINGADO para o mês das Consciência Negra, com diversas participações.

Em 09/11, o Kolombolo apresenta roda de samba com participação de Marquinhos Jaca no bar Ó do Borogodó, Vila Madalena, uma das referências de casa de samba de São Paulo.

No dia 16/11, realizará o 7º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

No dia 20/11 participa do programa “Tribuna Independente”, do canal Rede Vida de televisão, em edição especial sobre o mês da Consciência Negra.

No dia 24/11 realizará a última Praça do samba do ano (atividade que será retomada no último domingo de janeiro/2014).

Em 30/12 publica os vídeos da série musical “Kolombolo apresenta” com o sambista Zé Maria, em seu canal no Youtube.

2014

Realizou as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda quinta-feira), ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira), PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) entre janeiro e novembro de 2014.

Apresentou-se com os mestres Ideval Anselmo, Marco Antonio e Zé Maria no evento CARNAUOL, no dia 08/02, ao lado de Roberta Sá, os blocos Bangalafumenga e Quizomba e o Cordão Confraria do Pasmado.

Em 20/02 publicou o primeiro programa Pingado do ano no Youtube, com o mestre Mug, da Velha Guarda da escola de samba Rosas de Ouro.

Em 22/02/14, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema CENTENÁRIO DO GRUPO BARRA FUNDA – O GALO RUBRO NEGRO CELEBRA A SEMENTE DE DIONÍSIO BARBOSA.

Em 28/02 participou do programa “Cesta de Música”, ao vivo, na RADIO CBN 90,5 FM.

Em 06/03 publica o programa “Pingado” no Youtube com participação da cantora Railídia Carvalho.

Em 08/03 o Cordão Kolombolo realiza o 2º cortejo nas ruas do bairro da Barra Funda em homenagem ao grupo carnavalesco de Dionísio Barbosa, fundado ali em 1914.

Em 21/03 publica o programa “Pingado” no Youtube com participação de Daniel Cavalheiro.

Em 19/04 retoma as rodas de samba e de conversa mensais na sede do Círculo Palmarino, em Embu das Artes/SP, com diferentes participações ao longo do ano.

Em 24/04 realiza edição especial do encontro semanal MESTRES DA PAULICÉIA sobre o baluarte Geraldo Filme, com as presenças do mestre Carlão do Peruche e da pesquisadora Bruna Prado para um debate mediado por Renato Dias.

Em 01/05 publica o programa “Pingado” no Youtube com participação da compositora Rejane Oliveira.

Em 10/05 apresenta-se na festa de inauguração da sede do Coletivo A Feira Cultural, no Taboão da Serra/SP.

Em 15/05 o Kolombolo completou 12 anos.

Apresenta-se na Virada Cultural no dia 18/05, no Parque da Luz.

Em 30/05 realiza a 8ª edição do BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Entre os meses de março e julho, realiza 25 apresentações com diversas participaçõesdentro da programação “Música Para Todos”, um projeto do Comitê do T.D.V. – reunião dos coletivos Kolombolo, Elefantes, Raso da Catarina e Comboio de Cordas – com apoio do Prêmio FUNARTE de 2013.

Em 02/08 realiza a 9ª edição do BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Em 10/05 apresenta-se na festa de inauguração da sede do Coletivo A Feira Cultural, no Taboão da Serra/SP.

Apresenta-se em 24/08 na Casa do Samba de Pirapora do Bom Jesus/SP, durante o mês de comemorações da cidade.

Em 12/10, participa do 3º Encontro Cultural Catimbó Lapeano, na Lapa, São Paulo/SP, fazendo samba de bumbo e roda de samba no encerramento do evento.

Entre outubro e dezembro realiza rodas mensais, sempre nas tardes do 3º Sábado do mês, na tradicional casa de samba Ó do Borogodó, em Pinheiros, São Paulo/SP.

Realizou nos meses de setembro e outubro o show “BANDO DA GAROA – PLINIO MARCOS EM PROSA E SAMBA”, apresentando o antológico álbum de Plínio Marcos, Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Zeca da Casa Verde, no Teatro Garagem, na Lapa.

2015

Realizou as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda quinta-feira), ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira), PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) entre janeiro e novembro de 2015.

Em 07/02/15, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema PAI ÉLCIO DE OXALÁ E O MUNDO MITICO DE ARUANDA NAS 7 LINHAS DA UMBANDA SAGRADA.

Apresentou-se na FNAC de Pinheiros em 10/02 durante sua programação de carnaval.

Em fevereiro o Cordão Kolombolo realiza o 3º cortejo nas ruas do bairro da Barra Funda em homenagem ao grupo carnavalesco de Dionísio Barbosa fundado ali em 1914.

Realizou nos dias 06, 07 e 08/03 apresentações pelo Coletivo T.D.V., como parte do “FESTIVAL MÚSICA PARA TODOS” contemplado pelo edital ProAC de 2014, no Parque da Juventude.

Realizou o show “BANDO DA GAROA – PLINIO MARCOS EM PROSA E SAMBA”, apresentando o antológico álbum de Plínio Marcos, Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Zeca da Casa Verde, dia 11/04 na Biblioteca Mário de Andrade, dentro do projeto “Plínio Marcos – 80 anos de Escrita Maloqueira”.

Realizou o show “BANDO DA GAROA – PLINIO MARCOS EM PROSA E SAMBA”, dia 24/04/2015, no auditório do SESC Vila Mariana.

Em 02/05 realizou o 10º BAILE DO VELUDO BLACK, no Centro Cultural Rio Verde.

Entre abril e dezembro, realiza rodas mensais, sempre nas tardes do 3º Sábado do mês, na tradicional casa de samba Ó do Borogodó, em Pinheiros, São Paulo/SP.

Realizou o 11º BAILE DO VELUDO BLACK, em 02/05/2015, no Centro Cultural Rio Verde.

No dia 13/05 foi representado por seus fundadores Renato Dias e Max Frauendorf no debate sobre a História do Samba Paulista promovido pelo Cedem/UNESP.

No dia 14/06 realiza roda de samba paulista ao lado dos tradicionais grupos de samba de bumbo das cidades de Quadra e de Pirapora, em Pirapora do Bom Jesus, como parte do projeto "Berço do Samba Paulista: é tradição e o samba continua", realizado grupo Votubumbá, com apoio do edital ProAC.

No dia 04/08 apresenta-se no ônibus da Trupe Sinhá Zózima, uma ocupação permanente do grupo de teatro realizada no Terminal Urbano D. Pedro II.

Em 27/08, realizou em sua sede o DIALETO PAULISTA, um bate-papo sobre resistência cultural e direito à vida, com a presença de Bea, articulador comunitário do Jardim Brasil, e Juninho, do Círculo Palmarino, de Embu das Artes/SP, mediação de Renato Dias e transmissão ao vivo pelo Youtube.

Em 24/09, realizou em sua sede o DIALETO PAULISTA, um bate-papo sobre sobre a mulher negra, cultura, educação e samba paulista, com a presença da compositora Rejane Oliveira e da rapper Luana Hansen, mediação da compositora e cantora Carol Nascimento e transmissão ao vivo pelo Youtube.

Em 12/10, participa do 4º Encontro Cultural Catimbó Lapeano, na Lapa, São Paulo/SP, fazendo samba de bumbo e roda de samba no encerramento do evento.

Em 24/10 apresenta o samba de bumbo durante o 3º Mutirão Cultural na Rua Helvetia, na região conhecida como “Cracolândia”, localizada no Centro de São Paulo, um projeto realizado pela Associação Sabiá.

Em 29/10, realizou em sua sede o DIALETO PAULISTA, um bate-papo sobre samba e futebol com as participações de Tiaraju Pablo (Unidos da Lona Preta) e Arthur Tirone “Favela” (Clube Anhanguera), mediação de Renato Dias e transmissão ao vivo pelo Youtube.

Realizou em todas as terças-feiras de novembro apresentações do projeto "Vertentes da PAULICÉIA", no espaço Vitrine da Galeria Olido, levando um repertório diferente de sambas paulistas por semana.

Em 26/11, realizou em sua sede o DIALETO PAULISTA, um bate-papo sobre Madrinha Eunice, que fundou a escola de samba Lavapés em 1937, no bairro do Glicério, com a presença de Rosemeire Marcondes, atual presidente da agremiação, e transmissão ao vivo pelo Youtube.

Ao longo de 2015 publicou em seu canal no YouTube diversos vídeos musicais de integrantes de sua Ala dos Compositores.

Em 31/12 publica em seu canal no YouTube a série de vídeos musicais “Kolombolo apresenta” trazendo o compositor e integrante da velha guarda da Camisa Verde e Branco, Tio Mário.

2016

Realiza as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda quinta-feira) e ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira) desde janeiro de 2016.

Realiza a PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) desde fevereiro de 2016.

Em 30/01, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema TIO MÁRIO, GRIÔ DA VILA CAROLINA – SAMBA, TAMBU E MAGIA.

No dia 06/02, apresentou-se no Palco do Largo da Batata, em evento de carnaval organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, ao lado do Bloco Mamãe Eu Quero, de Anelis Assunção e Orquídeas do Brasil com Alcione.

Em 13/02 o Cordão Kolombolo realiza o 4º cortejo nas ruas do bairro da Barra Funda em homenagem ao grupo carnavalesco de Dionísio Barbosa, fundado ali em 1914.

Em 15/02 publica em seu canal no YouTube a série de vídeos musicais “Kolombolo apresenta” trazendo o compositor Marquinhos Jaca.

Em março deu início às publicações semanais dos vídeos musicais de integrantes de sua Ala dos Compositores em seu canal no YouTube.

Em 01/03 realizou a oficina “Formação Genética do Samba Paulista”, ministrada pelo sambista e pesquisador Renato Dias, na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha, como parte do projeto Festival Coletivo II, contemplado no edital ProAC.

Realizou nos dias 05, 06, 10 e 11/03 apresentações musicais nas unidades Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia, como parte do projeto Festival Coletivo II, contemplado no edital ProAC, com as participações de Funk Buia, Aninha Batucada, Victor 7 e Bea.

Em 01/03 publica em seu canal no YouTube a série de vídeos musicais “Kolombolo apresenta” trazendo o compositor e integrante da velha guarda da Nenê de Vila Matilde, Marco Antonio.

2017

Realiza as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda terça-feira) e ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira) desde janeiro de 2017.

Realiza a PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) desde janeiro de 2017.

Em 18/02, o Cordão Carnavalesco Kolombolo DiáPiratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema "O Encantamento da Saracura no 15º ano do Galo da Encruzilhada", em consagração ao galo rubro negro, símbolo do Kolombolo. A homenagem também se estende ao bairro do Bixiga, que simboliza importante influência e inspiração na formação genética do samba de São de Paulo.

Em 02/03 é publicada edição” KOLOMBOLO APRESENTA com Akins Kintê e Mbeji” no seu canal do YouTube.

Em 23/03, ENSAIO ABERTO com Marco Mattoli (Rabiscos e Rascunhos), cantor e compositor do Clube do Balanço.

Em 30/03, realiza o projeto DIALETO PAULISTA com o tema “Mulheres no samba – Resistência e luta", e traz três representantes da cultura popular afrobrasileira: Adriana Aragão, Maria Helena e Maitê Freitas, esta última como mediadora da conversa.

Em 02/04, ENSAIO ABERTO com Aninha Batucada, compositora da Ala do Kolombolo Diá Piratininga, interpretando canções da velha guarda paulistana, da vanguarda e também canções autorais.

Em 06/05, 12º BAILE DO VELUDO BLACK, na sede do KOLOMBOLO DIÁ PIRATININGA. Com os DJs Renato Dias, Piuo e May Salvador.

Em 01/06, 22/06 e 06/07 ENSAIO ABERTO na sede do Kolombolo com Adriana Moreira apresentando seu “Minhas Memórias, Coisas de Preta”.

Em 09/07, ENSAIO ABERTO na sede do Kolombolo com Renato Dias, apresentando sambas rurais de sua autoria e de mestres da Velha Guarda do Camisa Verde Branco. Antes e depois do som ao vivo, houve discotecagem de May Salvador.

Em 27/07, ENSAIO ABERTO com a atriz e cantora Joana Limaverde público de seu trabalho "Mistura".

Em 16/08, na sede do Kolombolo, recebe os Tambores Femininos de Mbeji – Práticas Percussivas para Mulheres.

Em 08/08 é publicada a edição KOLOMBOLO APRESENTA com Joãozinho Mestre no seu canal do YouTube.

Em 31/08, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com Kike Toledo e seu trabalho “Olhos de Poeta”. Com participação especial de Chicão e Sara Brandão da velha guarda musical do Vai Vai, e a cantora Inaê Moreira. Eduardo Camargo nos arranjos e violão, Angela Coltri nos sopros, Igor Alegoria e Everton Reis nas percussões.

Em 06/09, 20/09, na sede do Kolombolo, recebe os Tambores Femininos de Mbeji – Práticas Percussivas para Mulheres.

Em 10/09, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com Renato Dias, apresentando sambas rurais de sua autoria e de mestres da Velha Guarda do Camisa Verde Branco. Antes e depois do som ao vivo, houve discotecagem de May Salvador.

Em 14/09, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com Kike Toledo e seu trabalho “Olhos de Poeta”. Com participação especial de Chicão e Sara Brandão da velha guarda musical do Vai Vai, e a cantora Inaê Moreira. Eduardo Camargo nos arranjos e violão, Angela Coltri nos sopros, Igor Alegoria e Everton Reis nas percussões.

Em 16/09, Roda de Samba da Ala dos Compositores do Kolombolo, no CCBP – Centro Cultural Benjamin Perét, no Bosque da Saúde, São Paulo/SP.

Em 21/09, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com o trombonista, arranjador e professor Allan Abbadia e seu trabalho "Malungos".

Em 04/10, 18/10, o Kolombolo recebe em sua sede os Tambores Femininos de Mbeji – Práticas Percussivas para Mulheres.

Em 22/10, na sede do Kolombolo, acontece a primeira edição do projeto MULHERES EM RODA, idealizado por Karina Adorno. Com a proposta de fomentar rodas de conversa para refletir sobre o papel da mulher na sociedade, as diversas opressões ainda enfrentadas e o seu papel no mundo samba, dos tambores, em que a cada dia o machismo ainda dominante é superado. A proposta visa desenvolver oficinas, vivências e uma roda de samba com expoentes femininas do samba paulista, sejam compositoras do próprio Kolombolo, de outros grupos e baluartes de nossa história.

Em 31/10, na sede do Kolombolo ocorre a retomada do Samba de Bumbo, que passa a ser realizado em toda última terça-feira do mês.

Em 15/11, A Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga se apresenta na Casa Barbosa. Apresentando canções de sua Ala dos Compositores e da velha guarda do samba paulista.

Em 20/11, A Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga se apresenta no Centro Cultural Rio Verde no projeto “Feriado Dá Samba”. Apresenta canções de sua Ala dos Compositores e da velha guarda do samba paulista.

Em 24/11 – Na sede do Kolombolo, apresentação dos sambas de Exaltação e Terreiro da Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga. No início do mês foram sorteados trios de compositores da Ala para desenvolverem dois sambas: um samba exaltação ao Kolombolo e outro de terreiro.

Em 01/06, 22/06 e 06/07 ENSAIO ABERTO na sede do Kolombolo com Adriana Moreira apresentando seu “Minhas Memórias, Coisas de Preta”.

Em 30/11, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com Railídia e Paulo Godoy em “Sambas, Batuques e Encantarias”,trabalho que traz retrospectiva das referências musicais construídas, combinando diversos gêneros brasileiros.

Em 06/12, a primeira edição do QUARTAS DE SAMBA com a Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga e convidados, que passou a ser realizado toda quarta-feira, a partir das 20h, na Galeria 540 e curadoria do Kolombolo Diá Piratininga.

2018

Realiza as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda terça-feira) e ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira) desde janeiro de 2018.

Realiza a PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) desde janeiro de 2018.

Em 10/01 retoma o projeto QUARTA SAMBA na Galeria 540, com curadoria do Kolombolo.

Em 14/01, a segunda edição e a primeira do ano de 2018 do projeto MULHERES EM RODA, na sede do Kolombolo Diá Piratininga.

Em 18/01, na sede do Kolombolo, primeiro ENSAIO ABERTO com Samba de Dandara, grupo que passeia pelos ritmos afro-brasileiros, como o samba em suas várias vertentes, ijexás, afoxés e pontos de candomblé e umbanda.

Em 21/01, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com o músico e compositor Renato Dias, no qual apresenta obras do seu novo trabalho “Encantamentos de Uma Sereia Chamada Janaína Padilha”.

Em 27/01, Grupo de excursão do SESC Ribeirão Preto visita a sede do Kolombolo. Com exibição do documentário "Samba à Paulista – Fragmentos de uma história esquecida ", de Gustavo Melo (Varal Produções), seguido de uma palestra de Renato Dias sobre a história do Samba de São Paulo. e encerramento com roda de samba da Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga e Samba de Bumbo.

Em 03/02, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da VilaMadalena com o tema "As Matriarcas do Samba Paulista".

Em 17/02, é realizado o desfile anual do Kolombolo Diá Piratininga em celebração ao Cordão Grupo Barra Funda, fundado pelo Sr. Dionísio Barbosa, em 1914, pelas ruas do bairro da Barra Funda.

Em 22/02, é realizado na sede do Kolombolo o ENSAIO ABERTO do grupo Samba de Dandara.

Em 10/03, A Ala dos Compositores se apresenta no Almoço & Música na Casa de Francisca. Os integrantes da Ala apresentam canções de sua autoria e da velha guarda do samba paulista, na liturgia com participação especial do sambista e compositor Zé Maria, da Velha Guarda do Peruche.

Em 22/05, ocorre a primeira vivência de tiririca coordenada pelo educador e integrante da agremiação Filipe Amado, evento que passa a acontecer toda penúltima terça do mês.

Em 29/05, Rafael Malaquias assume a coordenação do projeto de Samba de Bumbo, que continua a acontecer toda última terça-feira do mês.

Em 07/06, na sede do Kolombolo, é realizado o ENSAIO ABERTO com Banto Samba Club, grupo que pesquisa os afro-sambas, jongo, choro e macumbas com a finalidade de criar um som que revisita as raízes do samba e sua influência afro-banto.

Em 09/06, na sede do Kolombolo, é realizado o primeiro ENSAIO ABERTO do Samba d'Água Doce. No repertório o projeto traz composições de mulheres, sambas paulistas e cariocas alinhados com a proposta do grupo. Uma roda de mulheres, cavaco, violão, voz e percussão levando o protagonismo feminino para o samba.

Em 26/07, Cine Debate promovido pelo CEDOC –Centro de Documentação e Memória “José Madre”, do Kolombolo Diá Piratininga. O filme escolhido é Cafundó, seguido de debate.

Em 04/08, na sede do Kolombolo é realizada a primeira OFICINA DE PANDEIRO com Maira Ranzeiro. Percussionista, compositora e atleta profissional de tênis de mesa, ex-seleção brasileira.

Em 09/08, na sede do Kolombolo, é realizado o ENSAIO ABERTO com Caio Moura.

Em 15/09, na sede do Kolombolo, é realizada a OFICINA DE PANDEIRO com Maira Ranzeiro.

Em 20/09, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO do Samba de Dandara.

Em 26/09, é publicada a edição KOLOMBOLO APRESENTA com Fernando Bom Cabelo, no seu canal de YouTube.

Em 29/09, na sede do Kolombolo, é realizada novaOFICINA DE PANDEIRO com Maira Ranzeiro e ENSAIO ABERTO com Samba d'Água Doce.

Em 18/10, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO com Mariana Per e Tita Reis

Em 20/10, na sede do Kolombolo, a última OFICINA DE PANDEIRO no ano, com Maira Ranzeiro.

Em 25/10, na sede do Kolombolo, ENSAIO ABERTO Paulinho da Cuíca, compositor e cantor, que iniciou na música na década de 1980, tocando cuíca em grupos e bandas de samba rock e MPB passando por escolas de samba e blocos carnavalescos como compositor e ritmista.

Em 31/10, acontece a última edição do projeto QUARTAS DE SAMBA na Galeria540,com Aninha Batucada e Renato Dias. Ao longo desse projeto apresentamos Zé Maria, Fernando Bom Cabelo, Maria Helena e Waldir Dicá, Mário Leite, Lucas Laganaro e Mário Cabaré, Lua Cristina e Dentinho, Henrique Áreas, Laurinha Guimarães, Carol Nascimento e Camila Midori, Caio Oiak, Samba de Canto a Canto, Ala do Camisa Verde e Branco, dentre outros.

Em 17/11, na Galeria 540, acontece a primeira tiragem de lambe-lambe do Projeto BAMBAS DO SAMBA, idealizado por Lucas Laganaro, em que retratos de representantes da velha guarda do samba paulista são reproduzidos e espalhados pela cidade.

Em 02/12, realiza oficina de percussão e ensaio geral da Bateria Galo de Rinha como parte dos preparativos para o desfile de carnaval 2019.

2019

Realiza as atividades semanais CAFEZAL PAULISTA (toda segunda-feira), MESTRES DA PAULICÉIA (toda terça-feira) e ALA DOS COMPOSITORES (toda sexta-feira) desde janeiro de 2019.

Realiza a PRAÇA DO SAMBA (todo último domingo do mês) desde janeiro de 2019.

Em 02/02, os músicos do Kolombolo Diá Piratininga se apresentam na casa de shows Al Janiah, no Bixiga, São Paulo/SP.

Em 03/02, a Ala dos Compositores do Kolombolo Diá Piratininga se apresenta no Museu da Casa Brasileira, na programação “Música no Museu”.

Em 09/02, na sede do Kolombolo, realiza a primeira OFICINA DE PANDEIRO no ano, com Maira Ranzeiro.

Em 17/02, é realizado o ensaio geral do Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga, na Praça Aprendiz das Letras.

Em 23/02, o Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga realiza o seu desfile pelas ruas da Vila Madalena com o tema "Futebol de Várzea e a Batucada de Beira de Campo".

Em 04/03, é realizado o desfile “Ressurreição do Galo”, pelo Cordão Carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga, nas ruas da Vila Madalena.

Em 09/03, é realizado o desfile anual do Kolombolo Diá Piratininga em celebração ao Cordão Grupo Barra Funda, fundado pelo Sr. Dionísio Barbosa, em 1914, pelas ruas do bairro da Barra Funda.

Em 16/03, na sede do Kolombolo, é realizado o ENSAIO ABERTO com Caio Moura.

Em 23/03, na sede do Kolombolo, realiza OFICINA DE PANDEIRO, com Maira Ranzeiro.

Em 26/03, na sede do Kolombolo, é realizada a vivência com o João Mário Machado, zabumbeiro dos grupos tradicionais de samba rural paulista Grito da Noite, Samba de Roda de Pirapora e Treze de Maio – Samba do Cururuquara.

2020

Em Agosto, após uma breve passagem pelo Museu do Bixiga no primeiro semestre do ano, é firmada parceria com a CASA BARBOSA, pólo de intensa articulação cultural que coincide com a missão de pesquisa e difusão da cultura do samba paulista, sendo assim o Kolombolo anuncia um novo ciclo no endereço Rua Rui Barbosa, 559.

2021

Em 30/05, como atividade de contrapartida aos recursos recebidos através do Inciso II da Lei Aldir Blanc, o Kolombolo produz uma live de aniversário, com a presença do Dj Placidoo discotecando os clássicos e o melhor do samba paulista, a presença da Ala de Compositores do Kolombolo e as participações especiais de Fernando Ripol (Samba do Congo), Marco Mattoli e Kike Toledo (Samba de Canto a Canto).