Músicas

Velha Guarda Unidos do Peruche

A zona norte da cidade de São Paulo concentra grande número de agremiações carnavalescas, mas nem sempre foi assim. Na década de 40 - lembra o Sr. Carlos Alberto Caetano, o Carlão do Peruche, fundador da escola - havia uma escola de samba no Parque Peruche chamada Ritmos do Morro, que foi fundada por Preguinho, Nego e amigos. Mas os moradores da Casa Verde, Limão e Parque Peruche mais apaixonados pelo samba tinham que se deslocar para outras regiões se quisessem participar das grandes festas e desfiles que aconteciam na cidade, e iam integrar escolas e cordões que eram fortes na época, como a Lavapés, da Madrinha Eunice, Garotos do Itaim, Campos Elíseos e Paulistano da Glória. Carlão do Peruche participava ativamente da Lavapés e, após um desentendimento com a diretoria da escola, vai fundar a Escola de Samba Unidos do Peruche, em 1955, registrada com o nome de “Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Peruche” em 04 de janeiro de 1956.

No início, as principais concorrentes da Unidos do Peruche foram a Folha Azul dos Marujos, Falcão do Morro Itaquerence e Unidos do Morro da Vila Maria, que participavam de campeonatos promovidos por lojistas da Lapa, da Penha, e pelas rádios Record e América, em diferentes pontos da cidade. Em 1961 a Unidos do Peruche conquista o primeiro título de peso, disputado com as maiores escolas de samba da época.

Hoje, a Velha Guarda do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche apresenta o trabalho de seus e de suas intérpretes, que são uma marca da escola, e recebem a Ala de Compositores para mostrar as obras e relembrar os baluartes que fizeram história nessa comunidade.