Músicas

Toniquinho Batuqueiro

Antônio Messias de Campos nasceu em 25 de fevereiro de 1929 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, onde cresceu e aprendeu com tambuzeiros e curuzeiros sobre batucada, ginga e verso. Veio para São Paulo com sua família aos 10 anos de idade, indo morar no Parque Peruche, bairro da zona Norte da cidade, onde conheceria outros sambistas e, a partir daí, passaria a circular pelos redutos de rodas de samba e de tiririca, nas praças do centro da capital paulista, onde trabalhava como engraxate.

A vivência com o samba paulistano, mesclada ao sotaque rural de sua música compõem o repertório deste seu primeiro disco solo. Toniquinho Batuqueiro é um desses poucos artistas que nos impressionam não só pela beleza de seu trabalho, mas, também, por estar a tanto tempo fora do nosso conhecimento. Sua originalidade e a de seus companheiros de samba, como Geraldo Filme e Zeca da Casa Verde, foi reconhecida por Plínio Marcos, que os convidou para comporem as canções dos espetáculos “Balbina de Iansã”, de 1970 e lançado em LP em 1971, e “Plínio Marcos em Prosa e Samba – Nas Quebradas do Mundaréu”, também, lançado em LP, em 1974.

Em 1995, ao lado de Mestre Gabi, Hélio Bagunça, Paulão da Lapa e Fernando Penteado, fundou a Embaixada do Samba Paulistano, a fim de trazer visibilidade e reconhecimento para os antigos representantes do samba paulistano

Nesta pequena amostra de sua obra, Toniquinho Batuqueiro conta um pouco da sua história e de suamemória através da música.