Músicas

Ideval Anselmo

Ideval Anselmo nasceu em 18 de setembro de 1940, em Catanduva, interior de São Paulo, e começou sua trajetória no samba em 1969, na Camisa Verde e Branco. Neste ano, a escola apresentou o enredo “Biografia do Samba – O samba através dos tempos”, com a música de Talismã e Tabu - considerado o hino do carnaval paulistano.

Logo em sua primeira tentativa como compositor de sambas de enredo, emplacou o samba “Literatura de Cordel”, em 1972, na Camisa Verde e Branco. Dali em diante Ideval não parou mais de produzir sambas e teve suas obras interpretadas por Jamelão, Eliana de Lima, Thobias da Vai-Vai, Fabiana Cozza, seu pai, Oswaldo Cozza, entre outros.

Ao lado de parceiros, como Zelão, Miro, Jordão, Carlinhos e Soró, criou verdadeiros clássicos, a exemplo de “Narainã, a alvorada dos pássaros” (eleito o samba do século pela Folha de São Paulo) e “Atlântida e suas chanchadas” (“Maré ô”), muito tocados pelo grupo Os Originais do Samba, e “Cabaré”, que ficou famoso na voz de Denise Camargo (1950 – 2009)

Em seu primeiro álbum solo, Ideval Anselmo, integrante da Embaixada do Samba Paulistano desde 2005, apresenta alguns de seus principais sambas de enredo, o ijexá “Tesouro africano” e obras no melhor estilo gafieira.