Músicas

Tio Mário

Mário Ezequiel nasceu em 12 de novembro de 1927, na Rua Sérgio Tomás, localizada no bairro da Barra Funda, São Paulo/SP. Filho de Benedito Ezequiel, natural de Piracicaba/SP, e Alice Assunção, de Tietê/SP, Tio Mário, ou Marião, como também é conhecido, cresceu vendo a família dançar o batuque de umbigada.

Desde menino acompanhava a família nas festas religiosas de Piracicaba, Tietê e Capivari, ocasião em que também se faziam os encontros do batuque, e com seus tios maternos, batuqueiros de Tietê, aprendeu a tocar o tambu, o quijengue e a matraca.

Aos 7 anos idade chegou a morar por 8 meses em Tietê/SP, mas São Paulo sempre foi sua residência, passando, praticamente, todas as regiões da cidade, e foi no centro que fez suas primeiras participações em agremiações carnavalescas.

Participou dos tradicionais cordões Campos Elíseos (já extinto, onde atuou como ritmista) e Camisa Verde e Branco, de Inocêncio Mulata e Dona Sinhá, onde saía na comissão de frente ou na bateria, tocando o surdo “7 léguas”, e de onde seu irmão, “Panca”, é considerado o 1º apitador. Também atuou na escola de samba 1ª da Vila Carolina, da qual foi vice-presidente.

Neste álbum, Tio Mário consegue imprimir sua versatilidade como compositor através das demandas do tambu e da singela homenagem às mães brasileiras - na faixa “Linda flor”.

Além da voz e das obras de uma das referências da cultura tradicional paulista, este registro guarda as preciosas participações de Fabiana Cozza e da velha guarda musical da Camisa Verde e Branco.